Autor: Ana Paula Bergamasco.
Editora: Todas as Falas.
ISBN: 9788599721148
Nº de Páginas: 338.
Tempo de Leitura: 3 dias.
Onde Comprar: Livraria Cultura/Compra da Autora (Exemplar Autografádo)
Sinopse: Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições.
Irena vivia na zona rural polonesa e desde cedo teve de se acostumar às privações. Porém, mesmo com todo o sofrimento, ela foi uma criança feliz. Quando Irena tem uns 4 anos, sua irmã morre por falta de atendimento médico. O médico da aldeia dela era judeu, e no enterro da irmã, ela conhece o filho deste médico, Jacob, a quem, a partir de então sempre amaria, apesar da diferença religiosa. Eles constroem uma grande e bela amizade, que aos poucos, se torna uma grande paixão. Enfim, mas ele deixa bem claro que não pode se casar com uma goy e os destinos dos dois se separam quando ele se casa com Ewa. Após o casamento de Jacob, Irena entra em depressão por causa do amor perdido. Até que surge na história Rurik, belo, forte e apaixonado por ela, e a esses atributos, nem a Irena resiste.
Ao longo da leitura você vai percebendo o quanto a autora tem o domínio do assunto, tanto a Segunda Guerra Mundial, como o holocausto. Pois cada detalhe, por mais minucioso que seja, é muito bem feito. E a história é tão bem construída, que não aborda o holocausto de uma forma maçante. Uma coisa muito interessante é a capacidade que a autora tem de manipular os seus sentimentos durante a leitura. Eu ri, chorei, tive raiva, fiquei feliz. Isso é ótimo, pois não é qualquer livro que faz isso. A autora passa tanto sentimento, sinceridade e sensibilidade pelo livro, que é impossível você não se emocionar com ele. O livro também ensina valores, e as diferenças humanas, e o poder de um grande amor. Irena é uma grande heroína. Tudo que ela sofre, tudo pelo que ela passa, me fez adorar mais e mais ela. Porém o que mais me doi, é saber que mesmo o livro sendo de ficção, a situação é real. Aquilo aconteceu mesmo. Não a história em si. Mas o holocausto. E isso realmente acaba sendo algo pesado que você tem que aguentar durante a leitura.
Apátrida é o livro que você TEM que ler. Pois é uma coisa totalmente única. Um livro que se destaca no meio da multidão, não só pela belíssima capa, mas também pela sua maravilhosa e emocionante história. Um livro imperdível. Super recomendo. Realmente, é um dos melhores do ano! Não tem como não se apaixonar por essa história de amor e guerra! E olha que eu não sou muito fã desse gênero! Sério! Excelente! Confesso que ainda estou sobre o efeito do livro! xD Se você não tem, compre um exemplar autografado com a autora! Até hoje babo no meu! Enfim, se você ainda não leu, LEIA! Pois você não faz a mínima idéia do que está perdendo! Se fosse para definir este livro em uma única frase, séria: "Apátrida é mais que um livro, é uma lição de vida."
Espero que tenham gostado da resenha, comentem, e continuem curtindo o "Our Vices!" xD
Rating:
Favorito no Skoob!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
E então, o que achou do post? Comente aqui!