13 de junho de 2011

Books That Vice: Um Amor para Recordar - Nicholas Sparks

Título Original: A Walk to Remember
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219268
Nº de Páginas: 186
Onde Comprar: Livraria Saraiva/Submarino/Book Depository (Em Inglês)

Sinopse: Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.
Um Amor para Recordar é um romance que se passa no final da década de 50 e conta a comovente história de Landon e Jamie, dois adolescentes completamente diferentes um do outro. Landon é um bad boy, para os padrões da época. Jamie é filha de pastor, e sempre demonstra compaixão com todos que a cercam. Mas quando Landon é colocado para fazer aulas de teatro em sua escola, na qual Jamie tem um grande papel, ele não poderia imaginar no que o destino lhe reservaria. Logo Landon acaba se aproximando mais e mais de Jamie, e aos poucos, irá surgir uma emocionante história de amor.


Essa é a segunda vez que leio este livro. A primeira vez foi há alguns anos atrás, depois de tanto procurar o livro após ler o filme, só acabei achando ele em inglês mesmo, e fui ler, mesmo com o meu inglês meia-boca da época. Eu gostei bastante! Fiquei encantado com a leitura, a história e todo o enredo do livro, desde o início, mesmo encontrando a história tão diferente do filme. E quando recebi a versão brasileira para resenhar, fiquei extremamente feliz, logo querendo ver como havia ficado a tradução, e poder reviver a história de novo, uma história que tanto me marcou. Logo, em uma tarde de ócio, olhei para o livro e pensei: Porque não ler agora?

Eu só não li o livro em uma tarde porque realmente tinha outros deveres, mas assim que arranjei um tempinho, terminei de lê-lo. O livro é muito dinâmico, e não se engane: ele pode ser pequeno, mas tem muita história para contar. Adorei o desenvolvimento do enredo, que apesar de simples, teve um bom final, e cumpriu a sua premissa. A tradução está excelente! Ponto para a Novo Conceito! Conseguiu manter o dinamismo e a simplicidade da narrativa do autor Nicholas Sparks. Sinceramente, eu me senti como se estivesse lendo o livro em inglês novamente.

Uma das coisas que eu mais gosto nos romances do Nicholas Sparks são as informações que ele acopla na história. Podem falar o que quiser, mas a pesquisa que o Nicholas faz antes de escrever é sem igual! É notável o quão dedicado ele foi a pesquisa lendo os livros dele, pois ele sempre acaba adicionando curiosidades sobre um determinado assunto, deixando a leitura ainda mais prazerosa. Agora, se você está procurando algo diferente da antiga fórmula Sparks, não espere. Até porque, esse foi um dos primeiros livros da carreira do Nicholas, ou seja, um pioneiro na tal fórmula. Mas isso não desmerece o livro, e sim enriquece, pois como pioneiro, segue o título de líder nesta fórmula. Eu gostei mesmo desse livro, e vou dar cinco estrelas porque foi um dos primeiros livros do Nicholas Sparks, e ele já se saia divinamente bem no desenvolvimento de suas ideias e na sua escrita leve, e cheia de informações úteis. Mais que recomendado! Não percam o seu tempo, e vão logo ler Um Amor para Recordar!

Rating:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

E então, o que achou do post? Comente aqui!