Título Original: Fallen
Autor: Lauren Kate.
Editora: Galera Record.
ISBN: 9788501089625
Nº de Páginas: 406.
Onde Comprar: Livraria Saraiva
Sinopse: Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no reformatório. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso - que provocou a morte de seu namorado - levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder— uma verdade que poderia matá-la. Algo que, em suas vidas passadas, Daniel não conseguiu evitar. Excitante, sombrio e romântico Fallen é, ao mesmo tempo, um thriller vigoroso e uma inesquecível história de amor.
Ok, vou resumir a história bem do jeito que ela é. Básica. Fallen conta a história de Lucinda Price. Uma adolescente emo/gótica que adora dar uma de lezada que vê estranhas sombras que a perseguem. Ela é mandada para um buraco reformatório bizarro que mais parece um terreno de macumba tradicional, chamado Sword & Cross, após ser acusada de matar o seu namorado em um incêndio. Em Sword & Cross, ela conhece Ariane, que mostra a escola para ela. Enquanto ela andava pelo campus, ela vê um grupo de jovens. Entre eles, Daniel Grigori, que dá um sorriso e depois dá um famoso “cotoco” pra ela (Sim! É! Eu também pensei “O QUE...?!”). Então, Luce já se apaixona instantaneamente por Daniel, pois sente que eles tem uma ligação, que já o conhece de algum lugar. Mais tarde no mesmo dia, Luce conhece Cam, que é muito gentil com ela. Então se vê apaixonada pelos dois.
Eu já havia lido esse livro à muito tempo em inglês. E já tinha minha opnião formada sobre ele. E assim que saiu a versão brasileira, peguei emprestado e li. De novo... Pra quê?! Bem, isso nem vem ao caso. A questão é, o livro não é bom, nem tão ruim. Para mim, as últimas 100 páginas valem a pena. O problema, é que o livro inteiro tem 401 páginas. Então, um quarto do livro presta, e os outros 3 quartos que restaram não. O que não vale pelo livro. O que acaba levando o livro à ser extremamente maçante. Constantemente enquanto eu lia, me dava sono, que me levou a dormir. Muito. Tanto na primeira vez em que eu li, quanto na segunda. Até cheguei a sonhar que eu estava sendo perseguido por sombras, só que quando eu vi, era só a Luce me irritanto.
Prós: As últimas páginas do livro são bem legais. Com direito a ação, aventura, drama, e coisas sobrenaturais. Todo mundo que me conhece sabe que eu adoro coisas sobrenaturais, então isso me conquistou de vez.
Contras: O resto do livro. Um saco. A narrativa beira a do Machado de Assis de tão chata e sem sal. A história é mal desenvolvida, os personagens são muito chatos, com exceção da Ariane, da Penn e do Cam.
O que mais me dói, é que a autora tinha todos os recursos. Um enredo digno de um best-seller mundial. O grande problema foi que ela não conseguiu construir bem a história. Dá para perceber claramente em algumas partes do livro que a autora se atrapalhou com os fatos, o que acaba deixando o leitor confuso. E se ela pegasse um pouco mais leve na narrativa, o livro seria muito melhor do que é. Mas apesar de tudo isso, o livro não chega a ser de todo ruim. Tem algumas partes que são gostosas de ler. Divertidas. Que você apesar de sentir um sono enorme por causa da narrativa, você gosta do que está lendo. Como eu sou brasileiro, e não desisto nunca, vou ler Torment porque eu tenho esperanças de que esta série melhore. Até porque, o final apesar de não ter sido tão bom assim, deu uma vontade de ler o próximo volume. Por mais que essa vontade seja minúscula, não vou desistir tão fácil da série “Fallen”.
Muitos livros pelo mercado editorial brasileiro, vem deixando a desejar. Mas tenho que admitir que a capa de Fallen é L-I-N-D-A! E a textura da versão da Record ficou mil vezes melhor que a americana, pois a capa brasileira tem uma textura de borracha, que é muito bom de ficar pegando (falando o que passou quase uma hora só passando a mão na capa, hahahahaha). Mas é aquela coisa, a capa é muito perfeita, mas em vez de a capa não fazer jus ao livro, o livro não faz jus à capa que tem.
Para resumir: Apesar de não ser aquele livro que você TEM que ler, se você tiver uma oportunidade de ler ele, eu sugiro que leia para tirar as suas próprias conclusões. Já que há pessoas que gostaram muito, e pessoas que não gostaram tanto assim (como eu). Ou então, se você estiver com muita curiosidade, leia. E a capa é linda. Se você não gostar do livro, pensa bem, pelo menos você tem uma obra de arte na sua estante.
Então é isso, espero que tenham gostado da resenha, e comentem. Quero saber o que vocês pensam sobre Fallen. Um abraço! Até mais! =D
Rating: