31 de maio de 2013

Se eras tão vida louca: Dizem por aí, de Ali Cronin


Não se deixe enganar pela capinha romântica e o título bobo, porque Dizem por aí é muito mais do que isso. Ali Cronin retorna para a série Garota ♡ Garoto com a visão da personagem mais espirituosa da série, e supera todas as minhas expectativas.

No segundo livro da série, quem narra dessa vez é a minha favorita: Ashley. Desencanada com a vida, ela só quer se divertir e aproveitar o momento ao máximo. Para ela, sexo não passa de diversão, algo casual, e ficar com muitos garotos nunca foi um problema. Então, Ashley conhece Dylan, um garoto tímido e misterioso, que logo ganha seu olhar.


Os problemas começam de verdade quando Ashley ganha uma fama nada memorável de vadia, e todos ao seu redor passam a discriminá-la pelo seu jeito despreocupado de ser. Ashley nunca ligou para o que os outros pensavam, mas parece que se tornou impossível ir para a escola ser ofendida por várias pessoas. Além disso, Dylan parece não estar nem um pouco interessado nela. Será que Ashley é mesmo a garota forte que pensa para aguentar tudo isso?


Desde que terminei o primeiro livro da série (Nada é para sempre) que fiquei prontamente no aguardo por Dizem por aí. Para começar, eu adorei essa série desde que tomei o conhecimento de que ela existia. Então, depois de ler, me encantei mais ainda, e um dos motivos foi um bem específico: Ashley.

Ashley é um daqueles personagens que te pegam de surpresa, por ser tão viva quanto qualquer pessoa real. A personalidade dela é tão marcante que é impossível não criar uma empatia quase que imediata com a personagem. E neste livro, narrado por ela, não podia ter esperado coisa melhor. Podemos ver claramente que a Ashley que vemos no primeiro livro é exatamente a mesma pessoa do segundo. A diferença é que podemos entender o que ela pensa de verdade sobre tudo ao seu redor, e perceber coisas sobre sua personalidade que, até então, não haviam sido externadas.


O que me deixou boquiaberto de fato foi o fato de um livro simples como esse tratar de um assunto tão recorrente na sociedade contemporânea, ainda mais de uma forma tão singular e crível. Segundo o Wikipedia, slut shaming é definido como o ato de fazer uma mulher se sentir culpada ou inferior devido a prática de certos comportamentos sexuais que "violam" as expectativas tradicionais de gênero. E é exatamente esse o tema principal do livro, já que a protagonista passa por uma bela barra por conta disso. A forma como foi abordada na história foi simplesmente genial. Ponto para a autora!

A escrita de Ali Cronin é tão leve e fluida quanto no livro anterior. Uma vez iniciada a leitura, meu amigo, difícil parar. Apesar de leve, e um pouco superficial até, a narrativa tem seus momentos.


Focando principalmente no desenvolvimento pessoal de Ashley, Dizem por aí marca um período de transição na vida de muitos jovens, como quando somos confrontados por nossos maiores problemas e temos que ser fortes para superá-los. Um período de decisões e aprendizados, e gosto muito como Cronin sabe escrever tão bem sobre o assunto. Ficou entre meus favoritos, e mais do que recomendado.

Título Original: Rumor Has It
Série: Garota ♡ Garoto
Volume: Dois
Autor: Ali Cronin
Editora: Seguinte
Nº de Páginas: 279
ISBN: 9788565765084
Onde Comprar: Livraria Saravia/Book Depository (Em Inglês)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

E então, o que achou do post? Comente aqui!