31 de julho de 2010

DSC01386
 Subtítulo: Os relatórios confidenciais do mundo de Pandora.
 Título Original: Avatar - A Confidential Report on the Biological and Social History of Pandora.
Editora: Lua de Papel
 ISBN: 9788563066176
 N° de Páginas: 206.
 Nota:10.
 Onde Comprar: Livraria Saraiva/Livraria Cultura

Sinopse: Em 'Avatar - os relatórios confidenciais do mundo de Pandora', o leitor é apresentado a um novo mundo - uma bela e desconhecida lua em um distante sistema solar - seus exóticos ecossistemas e seu povo chamado Na'vi. Através de fotos e notas geográficas, oferece-se neste guia lições que Pandora pode ensinar aos seres humanos. Catalogando com precisão cada detalhe encontrado neste mundo, estes relatórios fornecem descrições detalhadas das criaturas únicas e plantas exóticas, a cultura, linguagem e fisiologia da população nativa, assim como a tecnologia RDA e suas armas.
Ok. Essa resenha não vai ser muito comum. Porque vou colocar umas fotos de exemplos, do que tem no livro. Já que é um livro muito visual. Aliás, só tirei foto para dar à vocês, uma pequena amostra do projeto gráfico do livro, que é de ficar admirando por horas e horas. Devo deixar claro algumas coisas. Não é guia do filme, não é o livro com a história do filme, e sim, uma espécie de “Guia dos Curiosos”. Digo isso, por que quando o livro chegou para mim, pensei que era um guia do filme. Mas quando eu vi, me surpreendi muito.
DSC01391
Posso meio que dizer, que o livro tem história. Inicialmente, nós somos apresentados à um cara do futuro, do século 22. Ele fala sobre como a situação do planeta terra está delicada. Varias catastrofes acontecendo e tals. Esse mesmo cara, nós mostra tudo sobre o mundo de Pandora, sobre a RDA. A empresa que esta explorando Pandora. Nos mostra como as pessoas estão sendo enganadas pela RDA. Mostra arquivos que desmentem tudo que a RDA esta exibindo para a fraca humanidade. E ele fala também, que se a RDA descobre que estão divulgando essas informações, eles caçam a pessoa e a mata. O que explica o aviso na contra-capa do livro.
DSC01387
Esse mesmo cara, deixa anotações em vários artigos do livro, com uma ironia muito evidente, mas com uma inteligencia muito perspicaz dele. Pois é. Estava terminando o livro, quando me surpreendo. Um dicionário NA’VI-PORTUGUÊS! Sério. Quando vi isso, a primeira imagem que me veio a cabeça, era eu falando o dialeto Na’vi, que nem aqueles fãs loucos de Jornadas nas Estrelas, que falam o dialeto que eu não sei o nome. Ri demais com essa imagem na cabeça. Mas eu achei mega interessante o dicionário. Então, aí vai a foto:
DSC01388
Enfim, eu adorei o livro mesmo. Tanto que passei a madrugada inteira lendo. Fico pensando no trabalhão que deve ter dado para fazer esse livro. Por que tudo, cada detalhe do livro, foi muito bem pensado. Recomendo esse livro, principalmente, à quem viu o filme. Mas quem não viu, é uma boa pedida também. Já que ele nem se refere ao filme, trata tudo como se nem tivesse existido um filme sobre Pandora.
Conclusões Finais: QUERO A MINHA PASSAGEM PARA PANDORA AGORA!
Capa: 9,0.
História: 10! (com história, dessa vez quero dizer sobre todo o universo que o narrador passou para mim).
Narrativa: 10!
Bom, termino esta resenha com a impressão da mão de um Na’vi.
DSC01389Bom, gente. Comentem, falem o que acharam e me façam feliz ^-^

2 comentários :

  1. Ahhh q del[icia ver vcs curtindo os livros assim! Este, realmente, est[a caprichado nas imagens e no enredo! Para quem curte a trama, eh indispensavel!!

    ResponderExcluir
  2. Avatar é Avatar. não precisa de mais definições;

    ResponderExcluir