27 de janeiro de 2011

Books That Vice: A menina que não sabia ler - John Harding

Título Original: Florence and Giles.
Autor: John Harding.
Editora: LeYa.
ISBN: 9788562936111.
Nº de Páginas: 288.
Tempo de Leitura: Um Dia.
Onde Comprar: Livraria Saraiva/Livraria Submarino/Livraria Cultura
Sinopse: Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?
 Bom, recebi esse livro da book tour que a Paula do blog Sombra do Vento fez no blog dela, e assim que chegou, eu comecei a ler. Só pra constar, antes eu não estava nem aí para esse livro, a capa é bonita, mas não me atraiu, o nome também não me chamou atenção. Me fez pensar que fosse um livro de "lição de vida", como "Preciosa", "Comer, Rezar, Amar", dos quais eu não sou tão fã. Então, este livro estava realmente fora de cogitação para mim. Talvez eu nunca o leria, se não fosse por essa book tour da Paula. E eu só tenho uma coisa a dizer à Paula: MUITO OBRIGADO!

Na trama que se passa em 1891, Florence é uma garota de 13 anos, que mora em uma enorme e sombria mansão com seu irmão mais novo, Giles. Órfãos, ambos contam com a companhia um do outro para tudo. O tio deles acredita que mulher não deve saber ler, e sim se manter submissa ao homem e aos seviços domésticos e tarefas como tricô e afins. Mas quando Florence descobre a empoeirada e imaculada biblioteca da mansão em que vive, fica fascinada por todos os livros, as páginas, pelas letras... Porém, como ela não sabe ler, ela tenta conseguir um jeito de aprender. E é quando um de seus empregados lê o jornal, que ela tira a oportunidade de aprender. Com o tempo, Florence começa a ter uma vida dupla, lendo vários livros escondida. Porém, quando a Srta. Taylor, sua nova preceptora, chega a mansão, Florence começa a sentir um medo sobrenatural, e estranhas coisas começam a acontecer. Será que Florence conseguirá diferenciar o real do irreal?

O que falar desse livro? Único. Sem dúvida. O enredo, de inicio não parece muito atraente, mas assim que você começa a ler, você rapidamente se vê envolvido com a história, os personagens, e com cada elemento do livro. Tive uma sensação indescritível ao ler este livro, um misto de surpresa, alegria e vicio. Porque, apesar de o livro se passar em uma época passada, a narrativa é extremamente frenética, e impossível de você se entediar. Eu diria que esse livro é uma mistura de "Desventuras em Série", "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado" e mistério sobrenatural. Da para perceber o quanto é bom, não é?! 


Os personagens também são extremamente envolventes. Florence, para a idade que tem, é extremamente inteligente e engenhosa para a idade dela, apesar de ser um pouco lesada. Giles é um zero a esquerda. Ele só conseguiu me irritar durante a leitura. Theo, meu Deus, não posso falar muito, para não dar spoiler mas ele é super gente boa. No começo eu não gostava dele. Ele me parecia meio repulsivo, sei lá. Mas com o tempo, a gente começa a gostar dele. A Srta. Taylor é... como eu posso dizer sem ser meio chulo... um bovino feminino?! Não sei. A questão é, ela é totalmente dissimulada! Uma hora ela é toda boazinha, querendo ajudar a Florence, e na outra, ameaça ela do nada, e fica se aproveitando do ingênuo Giles, o que dá muita raiva. Os outros personagens também são bastante legais.

"A menina que não sabia ler" é um grande mistério. Você passa o livro todo querendo descobrir tudo, quando na verdade, o livro é totalmente imprevisível! Sério, pessoal. Leiam este livro, pois ele vale cada minuto gasto. Sério. Imperdível! Você vai ficar preso no enigma que o autor cria neste livro, ira ficar perplexo com o final surpreendente! Tenho certeza que vocês não vão se arrepender! Quero agradecer novamente a Paula, porque sem ela, eu não teria conhecido este livro maravilhoso! =D Espero que tenham gostado, pessoal. Continuem curtindo o "Our Vices!" ^^ Até a próxima! xD

Rating:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

E então, o que achou do post? Comente aqui!