16 de dezembro de 2010

Somebody Call 911!: Depressão Literária

Olá galera! xD Hoje eu vou falar de um mal que anda atacando alguns blogueiros literários e leitores nesse final de ano, e recentemente me atacou. E se você ainda não sofreu disso, sinto muito. Mas um dia, você vai sofrer. Eu pensava que era uma lenda, mas no final das contas, descobri da pior maneira que tudo era verdade. A mais odiável das doenças: a Depressão Literária!!! *se esconde atrás da cadeira de medo*

Um livro querendo te deixar com depressão.

"Ok, Mateus. Mas, o que seria depressão literária?!" Eu te respondo, querido leitor! Basicamente, é quando você está sem saco para ler. Você começa à ler um livro, mas logo se cansa e quer abandonar ele. Quando começa à ler, no meio da página você fica com sono, e larga o livro para dormir. Mas quando você larga, você perde o sono, aí você chega na brilhante conclusão: "Uh... Era o livro...", então seu sub consciente fala "Parabéns Eisten! Você descobriu!". Ou você olha para um livro, e já fica pensando "Ah... Eu vou ter que ler... Que saco!". É, meu amigo... Como você pode perceber, é muito variável. Mas o que varia mesmo, são as causas.

Causas:
São muitas causas, porém as três mais comuns são:

1 - Quando você lê livros muito ruins seguidamente, quando termina, está tão sem saco que não quer ver nenhum livro na sua frente. Se não pode acontecer coisas, tipo... essa:

Eu queimando "Fallen"

2 - Você leu um livro que te fez lembrar de algum fato triste que te marcou, ou algo muito triste que te aconteceu, que quando você termina o livro, você está tão abalado emocionalmente, que só pensa nisso. O abalo foi tão grande, que você não consegue ler nenhum livro que aparece na sua frente. Trágico.

"LEEEEEEAVE BRITNEY ALOOOOOOOOOOOONE!"

3 - O mais famoso. Você simplesmente depois de ler tanto, chegou uma hora que você está de saco cheio de ler. Não consegue ler uma palavra sem ficar com sono, ou entrar em um tédio profundo.

Você com um tédio gostoso após tentar ler alguma coisa.
Porém, nem tudo está perdido, jovem padawan. Para todos os males, há uma solução! \o/ E porque este não teria?!

Como curar ou pelo menos tentar uma "Depressão Literária":
Ho! Você já detectou a sua doença o seu problema. Agora, O QUE HELL VOCÊ VAI FAZER?! Eu te digo o que você vai fazer, querido leitor! Você vai pegar um livro que você quer ler MUITO, ou um livro que todos falam SUPER bem. Aí, você vai resistir à tentação de parar de ler, e vai terminar ele. Então, seu problema está solucionado! Fácil, não é?! ERRADO! O problema vem agora. O livro que pode "te salvar", vai depender muito de você. Do seu gosto, do seu humor... Maaaaaaaaaas, eu tenho umas dicas para te salvar da depressão literária, amigo! Aí vai!

Jogos Vorazes, de Suzanne Collins.

Resumo Básico:
Este livro narra uma luta mortal pela sobrevivência num futuro sombrio, encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos. 

JOGOS VORAZES! Deus, esse livro é um SANTO REMÉDIO pra QUALQUER COISA! Ele te prende, te faz querer mais e mais, te faz amar cada personagem! Sério. Se você está com depressão literária e ainda não leu esse livro, esse livro vai te tirar do fundo do poço! Então, se você tiver uma oportunidade de ler ele, LEIA! (Resenha dele AQUI!

Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare
Resumo Básico:
Quando Clary decide ir a Nova York para se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 

Outro santo remédio! Jogos Vorazes fica extremamente empatado com esse livro! Eu AMO essas duas séries. E sei que se você ler, você também vai amar MUITO!

HALO, de Alexandra Adornetto

Resumo Básico:
Três anjos são enviados à Terra com planos de se misturarem aos humanos para assegurar a paz e trazer a bondade. Gabriel, o Herói de Deus, um antigo guerreiro que se disfarça de professor de música; Ivy, serafim abençoada com poderes de cura; e Bethany, a mais nova e inexperiente do grupo, enviada como uma jovem estudante para aprender sobre a humanidade. Após Bethany se encantar com a vida humana, ela começa a viver todas as experiências de uma adolescente normal, até se apaixonar por um rapaz e coloca toda a missão em risco. As forças do mal se aproveitarão dessa situação para pôr seus planos malignos em prática.

Ok. Esse livro gera muita polêmica pela blogosfera à fora. Mas eu acho ele sensacional, gostoso, e fácil de ler. E a história é tão legal, que junto com os elementos que eu havia dito anteriormente, ele se torna um livro perfeito para curar a sua depressão literária.

Bem, seguindo essas dicas, pode ter certeza, que você vai curar essa sua terrível, triste, e depressiva doença.


Você fazendo as pazes com a literatura :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

E então, o que achou do post? Comente aqui!