28 de julho de 2013

Maratona Literária 2013


Desde que foi anunciada e vi um burburinho pelo twitter, fiquei tentado a descobrir o que era a tal dessa Maratona Literária. Quando descobri, fiquei louco pra participar porque a ideia é fantástica, mas encontrei o primeiro problema logo de cara: a maratona era justamente na semana em que recomeçam minhas aulas. Então peguei meu cavalinho e fui embora, chorando largado. Mas ontem percebi que, bem, you only live once, e não teria problema nenhum participar. Quer dizer, é só uma semana! Sem contar que vou precisar de um motivo pra ler essa semana.

"Tá, cara, mas o que é essa Maratona Literária?" Bom, é uma semana em que você tem que ler mais livros do que o normal. Parece cansativo e chato, não é? Mas o lance é que é você quem estipula sua própria meta. Por exemplo, você pode estipular quantos livros irá ler durante a semana, ou um número de páginas por dia, e outras metas. É você quem tem o total controle sobre sua meta!

Além da sua maratona, irão ocorrer vários desafios e brincadeiras nos blogs organizadores (Amount of Words, Bookeando, Burn Book, Café com Blá Blá Blá, Psychobooks e Por Essas Páginas), e no final terá um sorteio de um super kit de livros entre os participantes. Não precisa ser blog para participar, se você tiver um facebook é só fazer um post com sua meta, para participar do sorteio. Ela começa à meia noite do dia 29/07 e termina às 23:59 do dia 04/08. Faça a sua inscrição clicando aqui.

Minha meta:
Bem, eu tenho muita dificuldade em escolher o que ler, e tendo em vista que eu tenho que estipular uma meta que eu possa cumprir durante a minha primeira semana de aula (que vai ser um inferno, tô até vendo), e lembrando que tem um final de semana para salvar minha meta e bater minha meta, escolhi cinco livros. Não cinco livros quaisquer, mas livros que quero ler, mas sempre acabo deixando pra depois, e acabo nunca lendo. Se vou bater minha meta? Mistérios da vida, amigos. Mistérios da vida. Agora vamos aos livros, não necessariamente na ordem que os lerei:

1. Três Céus, de Enderson Rafael

 Adoro o Enderson, acho ele super gente fina, mas nunca cheguei a ler um livro dele. Tem um bom tempo que tenho Três Céus comigo, e sempre o passo adiante, mas quero muito ler pra saber como é. Só vejo coisa boa sobre ele, então espero não me decepcionar. Inclusive acho que vai ser com esse que irei começar minha maratona.

2. Jogo-da-velha, de Malorie Blackman
Esse SIM já fez vários aniversários na minha estante sem eu tocar nele uma vez sequer. Consegui através de uma troca há muito tempo, e lembro que estava surtando porque eu finalmente o consegui. Estava louco para lê-lo, porque a história é fodástica, mas depois que chegou, só fiz adiar a leitura. Agora decidi que não há mais tempo para adiar,

3. When it happens, de Susane Colasanti

 Tenho esse livro há muito, muito tempo mesmo. Tudo nele me agrada: a capa, a história, até já li outro livro da autora, mas eu nunca o pego para ler. Nem sei o porquê, para falar a verdade. E com essa maratona que veio, decidi que era, de fato, o melhor momento para lê-lo. É o debut da autora, posso acabar me decepcionando um pouco, mas acho que não vai ser o caso.



4. A Águia da Nona, de Rosemary Sutcliff

 Esse aqui foi achado de sebo. Tava louco por esse livro há um bom tempo, aí achei no sebo novinho, só alegria...até ele ficar parado na minha estante. Eu faço essas coisas sem querer, gente. Esqueço do livro, tipo, mesmo, até me assustei quando vi ele na minha estante por esses dias! Dizem que ele é meio denso, mas tô tão animado que talvez eu nem me incomode. Já saiu filme e a continuação aqui no Brasil, então já tá mais do que na hora de eu lê-lo.


5. Capitães de Areia, de Jorge Amado
 Clássico brasileiro, porque não? Tô com esse livro emprestado de uma amiga minha há eras, e nem peguei pra ler. Quero muito lê-lo, mas sempre acabo lendo outra coisa. Nem o filme eu vi ainda, porque quero ler o livro primeiro. A história é bacana, e todo mundo ama esse livro, difícil eu não gostar. Então, é. Esse mesmo.
Bom, galera, essas é a minha meta para a maratona, e realmente espero conseguir cumpri-la. Quer dizer, não deve ser difícil. Vou até tentar ler no ônibus, a partir de agora (acho mais divertido ficar olhando as pessoas e as ruas quando ando de ônibus)! Farei updates diários em vídeo ou aqui no blog mesmo. E sempre irei falar algo pelo twitter, então, acompanhe! Se você quer participar, participe! Podemos não cumprir a meta, ou acabar atrasando um pouco, mas tenho certeza de que a diversão tá garantida.

Mateus Bandeira - @mateusbnd. 18 anos. Estudante de Cinema e Audiovisual na UFC e criador do Padoka. Apaixonado por cinema, música e literatura, espera algum dia viver de alguma dessas coisas - ou de todas elas. Sucker de cultura pop.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

E então, o que achou do post? Comente aqui!